sexta-feira, 16 de junho de 2017

Notícias ao Minuto - Sete hábitos que prejudicam a saúde do seu intestino

Sete hábitos que prejudicam a saúde do seu intestino



POR VÂNIA MARINHO



Gases, inchaço e dor abdominal, prisão de ventre? Provavelmente não está a dar a devida atenção ao seu intestino, o órgão que, apesar de poder não parecer, regula o funcionamento de todo o organismo.O intestino não só é essencial para a absorção dos nutrientes, como tem uma estreita relação com o sistema imunitário, por isso é preciso cuidar bem dele. Não, não é normal ter sempre a barriga inchada e gases, nem só defecar duas vezes por semana. A culpa pode ser de certos hábitos que acabam por todos os dias prejudicar a saúde do seu intestino. A revista Boa Forma revela quais são:

1. Comer ‘fast-food’. Não tem tempo para cozinhar e acaba por comer muitas vezes hambúrgueres, pizzas, lasanhas, etc? Um dos grande problemas deste tipo de alimentos é a falta de fibras. As fibras estimulam a contração do intestino, reduzindo o tempo de trânsito dos alimentos, e como absorvem água, amolecem as fezes. As fibras são ainda importantes no controlo do colesterol e dos níveis de açúcar no sangue. Recomenda-se que consuma 25 gr de fibras por dia.
2. Passar o dia sem beber água. Se até consome fibra, mas se esquece de beber água, a ‘cura pode ser pior do que a doença’. Sem líquidos as fibras deixam o intestino ressequido, dificultando a saída das fezes. Deve beber dois litros de água por dia.
3. Comer muitas barras de proteína. É muito prático fazer estes snacks antes e depois do treino e ainda ao lanche ou sempre que apetece, mas em excesso a proteína prejudica os rins e perturba os intestinos. Por isso, nada de exageros.
4. Evitar gordura a todo o custo. Faz bem evitar as gorduras saturadas e provenientes de fritos e óleos, mas as gorduras saudáveis, provenientes de alimentos como azeite, abacate ou peixes gordos, é essencial para o corpo conseguir absorver as vitaminas lipossolúveis - como as A, D e E, que são importantes para a saúde da pele, do cabelo e dos ossos. No entanto também não precisa de exagerar.
5. Querer ser saudável ao ponto de exagerar. Só tem os olhos postos em alimentos com excelentes propriedades nutricionais? Ótimo, mas isso não quer dizer que os possa comer em excesso. Alimentos saudáveis como a batata doce ou os hidratos de carbono integrais podem provocar muitos gases quando consumidos em excesso.
6. Atrasar as idas à casa de banho. Mesmo quando tem vontade, evita defecar quando está no local de trabalho ou fora de casa e por isso ‘aperta’ até que a vontade passe? Atenção: a prisão de ventre pode ‘atacá-lo’. Quanto mais tempo as fezes forem retidas, mais água perdem e endurecem, o que pode tornar as idas à casa de banho bastante dolorosas. O ideal é ir sempre que tem vontade.
7. Passar o dia sentado. Vai para o escritório de carro, passa a maior parte do dia sentado à secretária e mal chega a casa atira-se para o sofá? Agora faça as contas para perceber quantas horas é que os seus intestinos e outros órgãos passam comprimidos. Passar tanto tempo sentado incentiva o mau trânsito intestinal, gases e prisão de ventre. Tente levantar-se mais da cadeira e andar a pé sempre que tiver oportunidade, o seu intestino e toda a sua saúde agradecem!
Notícias ao Minuto - Sete hábitos que prejudicam a saúde do seu intestino
Share:

Copyright © Agro Mecanica Tatuí | Powered by Blogger
Design by SimpleWpThemes | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com